quinta-feira, 3 de junho de 2010

AS AVENTURAS DO ELEFANTINHO KOKITO - LITERATURA

Autor: Moacir Torres

Há uns anos atrás havia no Brasil muitos circos, e alguns vinham de outros países e tinham como atrações, diversos animais. Havia também muitas reclamações sobre os donos de alguns desses circos, que os maltratavam, colocando-os em jaulas tão pequenas que mal cabiam dentro delas.

Os governantes da época ficaram sabendo que alguns desses circenses estavam judiando desses inocentes bichos, então resolveram criar uma lei que não permitia as apresentações em circos, de animais como: leões, tigres, ursos, cães, elefantes e muitos outros.

O que ocorreu então foi que os donos dos circos doavam seus animais para alguns zoológicos. Só que entre eles tinham alguns maldosos que preferiam abandonar os coitados em estradas e cidades, dentro de jaulas ou amarrados em árvores.

Um desses circenses deixou um pequeno filhote de elefante amarrado em uma árvore, perto de uma cidadezinha do interior. O bichinho ficou várias horas ali preso, com fome e sede, até que Lorenço e seus amiguinhos voltavam da escola, vira o animalzinho triste. Então foram todos para desamarrá-lo, Lorenço resolveu levá-lo até o seu sítio.

Os pais do garoto resolveram cuidar do elefantinho, que logo recebeu o nome de Kokito. O bichinho virou o xodó dos moradores da redondeza, principalmente das crianças, que iam visitá-lo sempre.

Kokito ficou muito famoso, era tratado tão bem por Lorenço e sua família, que nem tinha comparação com a vida que levava no circo. Ele só não era completamente feliz, porque sentia a falta de seus pais que haviam falecido quando ele ainda era bebê. O caminhão que os levava, caiu em uma ribanceira, levando os elefantes ao óbito. Passou o tempo e ele conheceu outros bichos que já moravam no Sítio do Lorenço e viviam harmoniosamente, corriam pelas matas, nadavam nos rios e não lhe faltava nada. Isso fez com que o pobre do elefantinho não ficasse lembrando de seus pais.

Muitos circos ainda existem e é a alegria de adultos e crianças por onde passam, só não levam mais bichos como atrações. As atrações hoje em dia são: mágicos, equilibristas, palhaços, trapezistas, bailarinas e muitas outras atrações legais.

Os animais devem viver em seu habitat natural, reservas ecológicas ou em zoológicos, onde são tratados com carinho, boa alimentação e cuidados médicos, para que vivam bem. Kokito continua sempre rodeado de seus novos amigos do sítio, e outros bichos que vivem nas matas próximas.

Como todo animal de grande porte não pode ser criado fora de zôos, o Vovô Nico e os pais de Lorenço foram até o IBAMA e conseguiram uma autorização especial para criar Kokito no sítio.

O elefantinho está tão feliz e radiante, pois a família de Lorenço o acolheu ali e cuidam dele com muito carinho, como fazem com qualquer animal do sítio. E assim nosso amiguinho Kokito fez novos amigos, e nem se lembra mais das coisas ruins que aconteceu com ele e seus outros amigos bichos de circo.

Vocês já pensaram como Kokito teve sorte em encontrar a família do Lorenço, que cuida dele com muito amor e carinho, caso isso não acontecesse nós não estaríamos contando esta bela história, e o melhor de tudo, com um final feliz.