quinta-feira, 3 de junho de 2010

TURMA DO GABI - UM PASSEIO RELÂMPAGO PELO FUTURO

Autor: Moacir Torres

Nossos amiguinhos Gabi e Geninha foram juntamente com a turma da escola fazer uma excursão na floresta “Canoa de Pau”, localizada numa outra cidade, bem próxima à que eles moravam.

Como Gabi era inseparável de seu cãozinho Fred, resolveu pedir para o monitor se poderia levá-lo na viagem, e o pedido foi aceito. O ônibus parou na frente da escola e todos entraram felizes, pois era o grande dia do passeio pela floresta. Até o vira-lata Fred estava muito feliz. E lá se foram todos, cantando, brincando, contando piadas, sempre sob a visão do professor, pois a floresta era meio distante da cidade. Chegando ao local todos desceram em fila, receberam orientações para não se separarem uns dos outros. Então o professor Zuza chamou todos e adentraram na mata, caminhando por uma trilha já existente. Percorreram a trilha por vários minutos, enquanto caminhava o professor falava sobre as diversas espécies de árvores, flores e frutos existentes em tão pequena floresta. Falava sobre a importância da natureza para com o nosso eco sistema, e também que não devemos jogar lixo nas beiras de rios e nas matas.

Logo adiante, nossos amiguinhos Gabi, Geninha e Fred observaram que tinha uma gruta. Curiosos, resolveram ver o que havia lá dentro, contrariando as ordens do mestre, o professor Zuza. Dentro do recinto, nossos amiguinhos se depararam com uma máquina muito estranha, tipo daquelas dos filmes e desenhos animados, de tele transporte, máquina do futuro mesmo. De repente, surge um senhor alto, com uma túnica roxa que arrastava até o chão e tinha barbas longas e vermelhas. O estranho senhor então, colocou os três dentro daquela máquina e ligou um botão. A estranha engenhoca começou a soltar fumaças de várias cores, raios, faíscas e muito mais. Nossos amiguinhos que se encontravam dentro dela, estavam assustados com tudo aquilo, gritavam pelo professor Zuza, pediam por socorro, tudo em vão... De repente os garotos e o cãozinho sumiram como que por encanto de dentro da máquina. O velhote feliz e radiante com sua engenhoca gritava: - Funcionou, deu certo, mandei os meninos e aquele cãozinho rabugento para conhecerem o futuro!

Enquanto isso lá na floresta o professor Zuza dava por falta de seus dois alunos e do cãozinho, haviam se perdido na vasta floresta. Então o professor resolveu que todos retornassem para pedir a ajuda dos bombeiros, pois eles são treinados para salvamento nas florestas e evitariam que outros se perdessem.

Enquanto isso lá na gruta; o velho simplesmente transportou nossos amiguinhos Gabi, Geninha e o vira-lata Fred para o ano de 2019. Consequentemente nossos heróis também ficaram dez anos mais velhos, já eram adolescentes. Foram levados para a selva amazônica, pois aquela florestinha de onde eles partiram já nem existia mais naquele ano devido ao desmatamento desenfreado e construções irregulares. Gabi e Geninha acharam muito estranho tudo aquilo, eles se espantaram, de repente estavam mais velhos, e o pior de tudo, sozinhos no meio daquela floresta sem fim. Ainda estranhando as mudanças no corpo, resolveram caminhar pela mata dentro. Os garotos gritavam por ajuda e o cãozinho Fred dava latidos fortes, para quem sabe, alguém os escutasse e viesse ao seu encontro.

Depois de andarem por um bom tempo, encontraram um rio com águas límpidas, que dava até pra ver os peixinhos nadando dentro dela. Ficaram mais espantados ainda, pois achavam que quando fossem maiores não iriam encontrar a natureza intacta e bela. Então pararam, beberam daquela água fresquinha e lavaram os rostos, pois estavam suados devido ao calor que fazia na mata. O cão Fred foi mais longe, deu um mergulho daqueles. Então nossos jovens heróis também resolveram tomar um banho. Quando estavam se banhando felizes, Fred viu uma gigantesca cobra e começou a latir forte, Gabi e Geninha saíram rapidamente do rio, se vestiram, saíram em disparada e subiram em um grande tronco. Infelizmente o vira-lata Fred não conseguiu subir e caiu ao chão. A cobra se enrolou no pobre cão, que não tinha fôlego para latir. Nossos amiguinhos viram a cena toda lá do alto da árvore. Quando a cobra já se preparava para comer o cão, apareceu o velhote da gruta e soltou um raio com seu cajado sobre o bicho, ela largou o animalzinho e se embrenhou na mata. Eles desceram e correram para socorrer o Fred, que por sorte não foi devorado por aquela cobra sucuri. Quando foram agradecer o velhote, esse havia desaparecido como fumaça. Os três continuaram a caminhada. Depois de muito andar pela floresta, já estavam exaustos e achando que jamais sairiam com vida daquela selva, só por um milagre. Parece que o velhote leu os pensamentos de Gabi, e como num passe de mágica, surge na frente deles novamente, o maluco velhote da gruta, aquele de barbas vermelhas. Então ele apontou o cajado de cristal na direção dos nossos jovens heróis e foi dizendo: - Vocês já viram que a Amazônia do futuro ainda continua preservada, é claro que ela não está do tamanho que era em 2009, mas o mundo veio se conscientizando da importância dela para a salvação do planeta e mandou muita ajuda para que ela não fosse devastada completamente. Então uma luz forte saiu do cajado de cristal e envolveu nossa turminha, os levando para o mesmo local e ano em que viviam, ou seja, em 2009. Eles ficaram felizes de terem retornado como crianças novamente. O cenário que encontraram na gruta era só de folhas e pedras, não havia nenhuma máquina do tempo, nem tampouco um velhote de barbas ruivas e túnicas longas. Ficaram espantados com tudo, ficaram sem saber o que realmente havia lhes acontecido. Gabi dizia – Será que nós dormimos e sonhamos com isso tudo, ou realmente aconteceu?

A essa altura os bombeiros já estavam à procura dos meninos desaparecidos, e logo um deles avistou o cãozinho Fred saindo da gruta. O bombeiro começou a gritar de felicidade por ter encontrado eles: - Estão vivos, graças a Deus estão todos bem! Então os nossos heróis bombeiros levaram o trio para a cidade, onde seus pais estavam tristes, já achando que eles tinham morrido. Senhor Seixas e Dona Gê quando viram seus dois filhos ali, sãos e salvos, começaram a chorar de alegria e felicidade. Depois agradeceram o Capitão Denis, do corpo de bombeiros da cidade por terem achado e resgatado com vida seus filhos e o cãozinho. Professor Zuza deu uns puxões de orelha nos fujões, eles prometeram que jamais iriam se afastar dos amigos nas próximas excursões.

Depois que tudo estava calmo e em paz, Gabi e Geninha começaram a contar para seus amiguinhos de escola o que havia acontecido com eles. É claro que todos achavam graça das histórias do Gabi e de sua irmã Geninha, mas não acreditaram em nada que eles diziam. O cãozinho Fred começou a latir em direção do jardim da escola. Então todos correram para ver porque o vira-lata latia constantemente, e todos viram o velhote de barbas ruivas por segundos até sumir com a velocidade da luz. Eles se entre olhavam e ficaram boquiabertos diante daquela aparição. Daquele dia em diante passaram a acreditar e a dar mais valor nas palavras do amigo Gabi.

Nossos heróis aprenderam muito com esse fato. Talvez o velhote fosse um ser de luz enviado por Deus, para mostrar aos pequenos e ao mundo, que se não começarmos desde já a respeitar e a dar mais valor pra nossas matas, e principalmente para a nossa Amazônia, quem sabe em 2019, 2050, ela não estará tão bela e conservada como estava nesta história. Quem sabe nem existirá!

FIM